Problemas com pagamento? Pague direto no site do Pagseguro nome

Valor: R$ 1.840,00

40h/aula

Forma de Pagamento

Pagseguro

A Auditoria Interna evolui no sentido de proporcionar segurança à alta gestão das organizações e uma das principais marcas neste sentido é a certificação profissional.

 

Atualmente já é um importante diferencial competitivo para o profissional. O número de auditores certificados no Brasil ainda é muito pequeno em comparação a outros países; isto aumenta ainda mais a importância desta marca para o currículo de quem possui o CIA.

 

No âmbito das organizações, já é também um importante diferencial ter profissionais certificados em seus quadros, inclusive já existem corporações que aprovaram um número mínimo de auditores certificados e não demora que haja para alguns setores uma exigência regulamentar em relação a isto.

 

Os exames são muito exigentes em termos de percentual de acerto de questões; propomos uma preparação que, na sua versão presencial, tem demonstrado índices de aprovação até 3 vezes superiores à média de mercado. Com a nossa preparação e a sua dedicação, teremos sucesso neste projeto!

José Luiz Gonçalves Maffei, brasileiro de origem italiana, reside em São Paulo-SP, é instrutor credenciado pelo Banco Mundial e considerado uma das grandes referências em Auditoria Interna no País e na América Latina. Ao longo de 40 anos de experiência, ganhou projeção internacional por suas experiências em empresas de porte mundial como Price Waterhouse, São Paulo Alpargatas e Rhodia S.A. Com notável conhecimento na área, o expert é autor dos livros “Auditoria Interna” – melhores práticas, lançado em Maio de 2011 e “Curso de Auditoria” em maio de 2015, ambos pela editora Saraiva

O preparatório CIA I visa capacitar o participante a obter aprovação na primeira prova da certificação CIA, Certified Internal Auditor® (CIA®), do Instituto de Auditores Internos do Brasil IIA™.

Todos os auditores internos devem ter sua certificação profissional como meta; além dos auditores que compõem as equipes de auditoria das organizações, também os auditores de empresas independentes que prestam serviços terceirizados devem exibir sua certificação como prova da sua proficiência.

Os profissionais da chamada segunda linha de defesa, funções-chave da governança corporativa como: controle interno, gestão de riscos, compliance e outras também se beneficiam ao obter certificação CIA.

O preparatório é focado no programa do exame CIA. Entretanto, os temas discutidos levarão os participantes a uma melhor aplicação das Normas Internacionais de Auditoria Interna no seu trabalho. Os conhecimentos, independente da certificação, irão aprimorar a qualidade do trabalho do auditor e das equipes de auditoria como um todo.

CIA Parte I: Princípios da Auditoria Interna

A Parte Um revisada do CIA está alinhada com o International Professional Practices Framework (IPPF) do The IIA e inclui seis domínios; Testa os conhecimentos, habilidades e aptidões do candidato quanto às Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna, principalmente quanto às Normas de Atributos (séries 1000, 1100, 1200 e 1300), assim como a Norma de Desempenho 2100.

 

I.    Fundamentos da Auditoria Interna (15% da prova)

A)    Interpretar a Missão de Auditoria Interna, a Definição de Auditoria Interna, o Código de Ética e os Princípios Fundamentais para a Prática Profissional  de  Auditoria  Interna  do  The  IIA  e  o  propósito,  autoridade e responsabilidade da atividade de Auditoria Interna.

B)    Explicar os requisitos de um estatuto de Auditoria Interna (componentes obrigatórios, aprovação do conselho, comunicação do estatuto, etc.)

C)    Interpretar a diferença entre serviços  de  avaliação  e  de  consultoria  prestados  pela  atividade  de  Auditoria Interna.

D)    Demonstrar conformidade com o Código de Ética do The IIA

 

II.    Independência e Objetividade (15% da prova)

A)    Interpretar a independência  organizacional  de  atividade  de  Auditoria Interna  (importância  da independência, reporte funcional, etc.)

B)    Identificar se a atividade de Auditoria Interna tem quaisquer prejuízos à sua independência

C)    Avaliar e manter a objetividade do auditor interno individual, inclusive determinando se o auditor interno individual tem quaisquer prejuízos à sua objetividade

D)    Analisar políticas que promovem objetividade

 

III.    Proficiência e Zelo Profissional Devido (18% da prova)

A)    Reconhecer  os  conhecimentos,  habilidades  e  competências  necessárias  (desenvolvidas  ou  adquiridas) para cumprir com as responsabilidades da atividade de Auditoria Interna

B)    Demonstrar o conhecimento e as competências de que um auditor interno precisa para cumprir com suas  responsabilidades  individuais,  incluindo  habilidades  técnicas  e  informais  (comunicação,  raciocínio crítico, persuasão/ negociação e colaboração, etc.)

C)    Demonstrar zelo profissional devido

D)    Demonstrar  a  competência  de  um  auditor  interno  individual  ao  longo  de  seu  desenvolvimento profissional contínuo

 

IV.    Programa de Garantia de Qualidade e Melhoria (7% da prova)

A)    Descrever os elementos obrigatórios do programa de garantia de qualidade e melhoria (avaliações internas, externas, etc.)

B)    Descrever o requisito de reporte de resultados do programa de garantia de qualidade e melhoria ao conselho ou outro órgão governante

C)    Identificar  a  divulgação  apropriada  de  conformidade  versus  não  conformidade  com  as  Normas  Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna do The IIA

 

V.    Governança, Gerenciamento de Riscos e Controle (35% da prova)

A)    Descrever o conceito de governança organizacional.

B)    Reconhecer o impacto da cultura organizacional sobre o ambiente geral de controle e sobre os riscos e controles individuais do trabalho.

C)    Reconhecer e interpretar a ética da organização e suas questões relativas à conformidade, alegações de violações e disposições.

D)    Descrever a responsabilidade social corporativa.

E)    Interpretar conceitos fundamentais de risco e o processo de gerenciamento de riscos.

F)    Descrever frameworks globalmente aceitos de gerenciamento de riscos apropriados à organização (COSO –   ERM, ISO 31000, etc. G)    Examinar a eficácia do gerenciamento de riscos dentro dos processos e funções.

H)    Reconhecer  o  nível  de  adequação  do  papel  da  atividade  de  Auditoria Interna  no  processo  de  gerenciamento de riscos da organização.

I)    Interpretar conceitos de controle interno e tipos de controle.

J)    Aplicar frameworks globalmente aceitos de controle interno apropriados à organização (COSO, etc.).

K)    Examinar a eficácia e eficiência dos controles internos.

 

VI.    Riscos de Fraude (10% da prova)

A)    Interpretar  riscos  de  fraude  e  tipos  de  fraude  e  determinar  se  os  riscos  de  fraude  demandam  consideração especial durante a condução de um trabalho.

B)    Avaliar o potencial de ocorrência de fraude (alertas vermelhos, etc.) e como a organização detecta e gerencia riscos de fraude.

C)    Recomendar controles para prevenir e detectar fraudes e educação para melhorar a conscientização de fraude na organização.

D)    Reconhecer  técnicas  e  papéis  de  auditoria  interna  relacionados  à  auditoria  forense  (entrevista,  investigação, teste, etc.).

Período de acesso exclusivo de 1 ano, período contabilizado a partir do início do curso

40/horas aula 

Emissão de certificado com validação digital pela plataforma brasilmaster.com.br ®

Palavras-chave:

Auditoria e compliance, ead, master, preparatorio, internacional